O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma doença caracterizada por um ciclo de obsessões (pensamentos, impulsos ou imagens mentais recorrentes, intrusivos e desagradáveis) e compulsões (atos motores ou mentais repetitivos, estereotipados e ritualizados).

Todos nós temos, ou já tivemos, pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos ao longo da vida, e isso não significa necessariamente um distúrbio. O TOC provoca um sofrimento intenso para o indivíduo, consumindo grande parte de seu tempo e energia, com impacto significativo em sua rotina. Pode estar associado também a outros transtornos psiquiátricos, tais como depressão e ansiedade.

O TOC pode aparecer em qualquer idade. Contudo, é comum que o diagnóstico demore a ser realizado, geralmente porque o paciente sente-se envergonhado em falar sobre o assunto, além do fato de que nem sempre os sintomas são observáveis por terceiros.

Existem diversos tipos de obsessões: preocupação excessiva com contaminação e limpeza, simetria, organização, medo de que algo ruim aconteça, receio de provocar dano a outra pessoa etc. As compulsões ou rituais são executados na maior parte das vezes para aliviar a angústia e mal-estar gerados por tais pensamentos.

O tratamento do TOC consiste em terapia medicamentosa e psicoterapia. 

Se tiver alguma dúvida, não deixe de procurar um profissional de sua confiança.